Prefeito e autoridades inauguram novo CTPV – Centro de Treinamento Profissional de Nova Odessa, no Jd. Capuava

O que começou como uma ideia no pior momento da pandemia, em 2021, quando muitas mães de famílias sofriam o impacto da paralisação da Economia na renda familiar, tornou-se realidade na manhã desta terça-feira (25/06/2024): o prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho) inaugurou o Novo CTVP (Centro de Treinamento e Valorização Profissional) e Oficina de Costura e Fraldas de Nova Odessa.

A Prefeitura resgata assim mais um serviço à população que a cidade já teve no passado. O Novo CTVP funciona agora em um prédio totalmente novo, construído através de uma contrapartida pela Urba MRV e situado na Rua Flamboyant, 1º 933, no Jardim Capuava. Estavam presentes também os vereadores Marcia Rebeschini, Professor Antonio Teixeira, Oseias Jorge e Paulinho Bichof, além de secretários municipais e vizinhos do prédio.

O prefeito aproveitou a presença de centenas de pessoas na cerimônia para relembrar que “esta (a capacitação profissional dos trabalhadores de Nova Odessa pela Prefeitura) foi mais uma tradição abandonada pela gestão anterior e retomada agora, com várias opções de cursos profissionalizantes para geração de renda e novos empregos na cidade”.

Trata-se da retomada de um programa municipal de muito sucesso que já existiu entre os anos 1990 e 2000, voltado à capacitação profissional para inclusão no mercado de trabalho e geração de emprego e renda para famílias em situação vulnerável da cidade. O antigo CTVP, que também foi berço da primeira cooperativa de costura do município, que incluía vaca mecânica (produção de leite de soja), SENAI, incubador de cooperativas, curso de tornearia, cursos SEBRAE, entre outros cursos profissionalizantes.

De acordo com Leitinho, “esta é uma importante contrapartida da Urba MRV”. “Aqui, vamos capacitar os nossos cidadãos que são atendidos pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), que vão ter uma nova profissão, gerando renda para a parcela mais carente da nossa comunidade – principalmente aquelas mulheres arrimo de família que muitas vezes são a única fonte de sustento da casa. Eu amo Nova Odessa, luto pelo desenvolvimento da nossa cidade e quero o melhor para a nossa população”, comentou.

Para o vice-prefeito Alessandro Miranda (o Mineirinho), “esta é mais uma oportunidade de viabilização de formação de mão de obra para o mercado de trabalho”. “Fico muito feliz em saber que um espaço deste tamanho vai conseguir ajudar tantas mulheres a se qualificarem e a aprenderem uma profissão. Este lugar vai encaminhar muita gente para o mercado de trabalho e esta é mais uma conquista da nossa gestão”, completou.

Para o secretário adjunto de desenvolvimento econômico e social, Davison Rossato, é uma grande satisfação fazer parte desta inauguração. “Lá atrás, o prefeito Leitinho colocou o CTVP em seu plano de governo e hoje estamos aqui, juntos, na inauguração dele. Quero agradecer ao prefeito Leitinho e ao vice Mineirinho, que são pessoas sempre dispostas e preocupadas com o próximo e com o mercado de trabalho”, afirmou.

Além do prédio com toda a infraestrutura e instalações elétricas e hidráulicas necessárias para o funcionamento da oficina, a empresa também entregou ao Município 17 máquinas de costura industriais e 10 máquinas para a fabricação de fraldas – além de já ter feito, em 2021 e 2022, a doação de uma escavadeira hidráulica e de 60 equipamentos de ar-condicionado, totalizando cerca de R$ 3 milhões em contrapartidas.

O Novo CTVP já está sediando os cursos de artesanato que antes eram oferecidos no CRAS. Os cursos são oferecidos pela oficineira voluntária Yara Ribeiro, que já atendeu mais de 50 mulheres nos cursos de crochê, tricô, tear, pintura em tecido e costura. Em breve, serão divulgados pela Prefeitura todos os demais cursos a serem oferecidos no local.