Em celebração dos 45 anos do SOS, prefeito reforça parceria com a ‘Guardinha’ de Nova Odessa

O prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho) participou no último sábado (15/06/2024) da cerimônia de celebração dos 45 anos de fundação do SOS/Seano (Serviço de Orientação e Solidariedade/Serviço Educacional do Adolescente de Nova Odessa). Trata-se da “Guardinha” da cidade, cuja sede fica no Jardim Flórida e que mantém o Proano (Programa de Orientação ao Adolescente de Nova Odessa), tendo atendido há cerca de 10 mil jovens neste período.

Além do prefeito Leitinho, estavam presentes os vereadores Silvio Natal e Elvis Ricardo e os ex-prefeitos Manoel Samartin, José Mario Morais e Benjamin de Souza, entre outras autoridades atuais e passadas e lideranças da sociedade civil organizada.

“É um sábado abençoado por Deus, em que o SOS está completando 45 anos preparando os nossos jovens para o mercado de trabalho, com palestras, orientações. É muito importante termos uma instituição deste nível aqui em Nova Odessa, eu como prefeito tenho muito orgulho do SOS. E parabéns ao Dorival pelos 45 anos de atividades – e pode ter certeza: nossa gestão vai estar sempre ajudando o SOS em tudo que vocês precisarem”, comentou o prefeito Leitinho.

“Obrigado pelo seu apoio, que tem sido muito importante. E temos certeza de que a Prefeitura de Nova Odessa vai continuar nos ajudando”, agradeceu Dorival Gazzetta, membro-fundados e atual presidente da entidade – que tem presença fixa também na tradicional e famosa Festa das Nações anual da cidade.

Desde 2021, o prefeito (que foi vereador por quatro mandatos e é médico veterinário por formação) vem sendo convidado para ministrar palestras semestrais às turmas de formandos do SOS, sobre a função do Executivo e outros temas relativos ao funcionamento do Poder Público, bem como sobre a sua (sofrida) história de vida.

O SOS

Fundado há 45 anos por membros do Lions Clube local, o SOS é uma instituição sem fins lucrativos que realiza um trabalho de orientação profissional e cidadania com os jovens entre 15 e 16 anos da cidade, proporcionando a oportunidade de ingressarem no mercado de trabalho através de estágio socioeducativo. Neste período, já formou mais de 10 mil jovens com treinamento e encaminhamento para estágio.

Durante o curso de formação, os alunos têm palestras sobre imagem pessoal e atitude profissional, comunicação assertiva, os perigos da internet, dengue, depressão e ansiedade, sentido da vida e atribuições do Conselho Tutelar, por exemplo. As palestras são ministradas por profissionais voluntários de diversas áreas, que se preocupam com o bem-estar e uma formação de qualidade desses jovens.

Além disso, o curso também aborda inúmeros temas relacionados com a história do SOS, assiduidade e pontualidade, postura no ambiente de trabalho, vestimentas, hierarquia empresarial, relacionamento familiar, networking, formação de curriculum vitae, trabalho em equipe, noções de informática e serviços e transações bancárias.

O SOS atua ainda em outras áreas de Assistência Social, com projetos voltados à superação de vulnerabilidades dos munícipes da cidade. A sede da entidade assistencial fica na Rua Francisco Carrion, nº 221, no Jardim Flórida.