Começa a montagem da infraestrutura da Festa das Nações Beneficente 2024 de Nova Odessa, neste fim de semana

Começa a montagem da infraestrutura da Festa das Nações Beneficente 2024 de Nova Odessa, neste fim de semana

As 11 entidades participantes da 36ª Festa das Nações Beneficente de Nova Odessa, que acontece neste final de semana (dias 11, 12 e 13 de outubro), já iniciaram a montagem da infraestrutura das barracas e do recinto da Praça dos Três Poderes. Quem passa pelo local já pode ter uma ideia da grandiosidade deste, que é o maior evento anual da cidade – junto à Festa de Aniversário de maio.

 

A Festa é uma realização da Prefeitura de Nova Odessa e da AEANO (Associação das Entidades Assistenciais de Nova Odessa). São 11 países e suas culinárias e culturas representadas por 11 entidades assistenciais da cidade. 100% da renda da venda dos pratos típicos fica para as ONGs que prestam atendimento à comunidade local.

 

Parte da infraestrutura e os shows são “fornecidos” pelo Município, garantindo atrativos para o público da cidade e também turistas que vêm aproveitar esta que é uma das mais tradicionais festas populares da RMC (Região Metropolitana de Campinas).

 

Assim, na sexta-feira à noite, dia 11/10, o show principal vai ser com Sâmi Rico, cantor pop que é filho do lendário sertanejo Zé Rico – além de vários outros artistas locais e da região. Já no sábado, à noite, as principais atrações musicais gratuitas serão o Tributo a Elvis Presley com Dalízio Moura e a banda Viva La Vida – Coldplay Tribute Brazil.

 

E no domingo, os shows de fechamento da Festa ficam a cargo da Banda Ecologia – Raul Seixas Cover e do cantor Léo Maia, herdeiro musical do lendário Tim Maia.

 

As entidades presentes são a Comunidade Geriátrica (o “Lar dos Velhinhos” de Nova Odessa), com a culinária do Brasil; o Lions Club com os EUA (Estamos Unidos da América); a Apadano (Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos) com a culinária de Portugal; a APAE representando a Itália; e a Casa Abrigo Casulo com o churrasco da Argentina.

 

A ONG Casa Mais “defende” o Havaí; a AAANO (Associação Amigos dos Animais) representa a Austrália; o SOS (Serviço de Orientação e Solidariedade, a “Guardinha” da cidade) traz o México; a AVANO (Associação dos Vicentinos), a culinária milenar da China; o Rotary Clube de Nova Odessa representa a Alemanha; e o Centro Cultural Leto (antiga ABCL), é claro, a Letônia.

 

Além dos pratos típicos dos 11 países, as entidades assistenciais do município são representadas também por suas embaixatrizes.

 

O evento contará novamente com entrada gratuita, como acontece desde 2022, além de segurança e recinto fechado para garantir o conforto e segurança do público presente. A praça de alimentação será novamente coberta, com mesas e cadeiras, expandindo o próprio espaço interno das barracas das entidades e garantindo o conforme do público.

 

Na sexta-feira, dia 11/10, o recinto e as barracas abrem às 19h. No sábado, às 18h, e no domingo, tem o tradicional almoço a partir das 12h – e uma programação que continua ao longo de toda a tarde e noite. Sempre com entrada gratuita.

 

O recinto da Festa, com total segurança, vai ser montado novamente na Praça dos Três Poderes, na Avenida João Pessoa, nº 777, Centro. O estacionamento gratuito de veículos acontece nas ruas adjacentes.