Biblioteca Pública Municipal de Nova Odessa ganha edital do Programa Viagem Literária

Reativada pela atual gestão municipal em maio de 2023 após uma ampla reforma e restauração, a Biblioteca Municipal Professor Antonio Fernandes Gonçalves, que funciona no histórico prédio do Centro Cultural Herman Jankovitz, em Nova Odessa, acaba de ser selecionada na 16ª edição do Programa Viagem Literária. Assim, o Município vai receber, no segundo semestre, ações gratuitas de Cultura e Literatura (veja abaixo).

Trata-se de uma iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, através do SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo). Ao todo, 65 das 128 bibliotecas públicas inscritas foram selecionadas. Os critérios para avaliação e seleção foram as ações realizadas durante o ano na biblioteca, como oficinas, presença de escolas, palestras, entre outras atividades.

De acordo com a bibliotecária Elaine Donadel, “a Biblioteca Municipal de Nova Odessa atua no serviço de empréstimos de livros para os moradores da cidade e região e desenvolve atividades de leitura, pesquisa e oficinas com escolas das redes Municipal e Estadual e particulares, bem como outras repartições, como CRAS e Projeto Guri. Faz também lançamento de livros, articula parcerias para palestras e oficinas e contação de história”.

O Programa Viagem Literária foi lançado em 2008 para integrar as ações do SisEB e circula anualmente por dezenas de bibliotecas paulistas com contadores de histórias, escritores e mediadores para a realização de ações culturais.

O objetivo do programa é aproximar livros, literatura e bibliotecas do cidadão paulista, promovendo diálogos de qualidade que despertam práticas leitoras, disseminam o hábito e o gosto pela leitura, incentivando a produção literária, bem como valorizando e dinamizando as bibliotecas para desenvolverem programações culturais locais ricas em conteúdos relevantes.

Para o responsável pelo Departamento de Cultura e Turismo da cidade, Lucas Camargo, “essa é mais uma conquista da nossa Biblioteca Municipal, que já foi contemplada em outros editais do Governo do Estado. Agradeço o prefeito Leitinho (Cláudio Schooder) pelo investimento em todas as áreas da Cultura e Turismo, bem como toda equipe do SisEB e do Governo do Estado, e especialmente à bibliotecária Elaine pela dedicação”.

PROGRAMAÇÃO EM NOVA ODESSA

Durante o ano, a programação será estendida por módulos diferentes, envolvendo literatura de cordel, clubes de leitura virtuais e encontros com escritores na cidade. Assim, já no próximo dia 16 de agosto, a Biblioteca Municipal de Nova Odessa vai receber a Cia Mapinguary, que é uma companhia com foco na literatura de cordel, que tem como propósito valorizar e fomentar a cultura e a tradição dessas histórias, bem como trabalhar com a oralidade, os mitos e os contos populares.

Para os meses de setembro e outubro, o tema será o Prêmio São Paulo de Literatura, valorizando e resgatando a memória desse prêmio tão relevante para a literatura brasileira contemporânea, convidando escritoras e escritores que fazem parte dessa história. O módulo acontecerá de forma virtual e mais informações como o método de acesso serão divulgadas posteriormente.

Para finalizar o ano, o escritor Maurício de Almeida, vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura, vai participar presencialmente de dois bate-papos. Ambos os eventos serão também divulgados posteriormente.