Prefeito Leitinho conhece laboratório de Inovação da sede da multinacional Ambipar, em Nova Odessa

O prefeito Cláudio José Schooder (o Leitinho) conheceu na última quinta-feira (20/04) à tarde o laboratório de Inovação da sede do Grupo Ambipar, que fica às margens da Rodovia Anhanguera, em Nova Odessa. Leitinho, a secretária de Obras, Projetos e Planejamento, Miriam Lara Netto, e a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente foram recebidos por executivos do grupo – incluindo o diretor corporativo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, Gabriel Estevam Domingos.

O Grupo Ambipar tem se destaco como líder nacional em inovação tecnológica na área ambiental, concorrendo de igual para igual com empresas do mundo todo, e obteve nada menos que 27 patentes nos últimos anos. O prefeito foi apresentado a projetos e tecnologias que podem resultar, inclusive, em futuras parcerias institucionais na área ambiental – como reflorestamento, recuperação e educação ambiental.

“O nome Ambipar traz credibilidade a qualquer parceria. Agradecemos a empresa por ter escolhido Nova Odessa para manter esse centro de pesquisas de importância mundial. Todos os colegas prefeitos da RMC (Região Metropolitana de Campinas) comentam que conhecem a atuação da Ambipar, e termos vocês aqui é motivo de orgulho para Nova Odessa”, afirmou Leitinho.

No dia 11/04, o prefeito de Nova Odessa já havia acompanhado pessoalmente a abertura do Review 2023 da Ambipar Viraser, evento de prestação de contas do exercício fiscal passado também realizado na sede da empresa, considerada pioneira e líder em soluções ambientais.

O encontro focou no conceito de ESG, sigla para “Environmental, Social and Governance” (que traduzida é “Ambiental, Social e Governança”). Ou seja, o conjunto de boas práticas das políticas voltadas ao Meio Ambiente que permeia todas as atividades da Ambipar.

A AMBIPAR

Pioneira em soluções ambientais, a Ambipar atua em todo o território nacional oferecendo soluções integradas para toda a cadeia de negócio. A empresa passou a contar com a Viraser em cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal nº 12.305/2010), ou seja, atua em parceria com o sistema de coleta seletiva implantado pelos municípios, contribuindo para o atendimento das metas dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU.

A Ambipar Viraser trabalha com a Economia Circular Humanizada, ou seja, sua metodologia envolve o diagnóstico do território, estruturação do plano de ação e implantação focada na profissionalização de cooperativas e associações (governança, ganho de eficiência do processo produtivo e diversificação das fontes de abastecimento), e a inclusão dos profissionais autônomos da reciclagem nos sistemas de coleta seletiva junto aos grandes geradores, além do fortalecimento e orientação técnica para o Poder Público (da articulação à consolidação de parcerias e implantação e marco regulatório da coleta seletiva municipal), com rede de comercialização e engajamento da comunidade.

Por meio dessas soluções, a empresa já recuperou 100 mil toneladas de massa e gerou mais de R$ 79 milhões em faturamento para cooperativas. Com atuação nos 26 estados do Brasil e no Distrito Federal, a rede já alcança 83 cidades, com 119 cooperativas, associações e Parceiros PertenSer, com mais de 2.050 cooperados e associados.

A Ambipar Viraser profissionaliza as cooperativas de reciclagem visando atingir a melhor eficiência em gestão e atendimento de qualidade aos municípios, além de quebrar paradigmas a partir da implantação de centrais de reciclagem no modelo de Franquia Social nos municípios que ainda não possuem sistema de coleta e gestão de resíduos.

Atuando como solução para uma demanda social e ambiental, a Ambipar Viraser também promove a inclusão social por meio da valorização dos trabalhadores da reciclagem, gerando o aumento da renda média nas cooperativas e associações de reciclagem e a melhoria da qualidade de vida e da autoestima.