Prefeito e procurador jurídico são homenageados na comemoração dos 101 anos do IZ

Nesta sexta-feira, dia 14 de julho, o Instituto de Zootecnia de Nova Odessa comemorou seus 101 anos com uma solenidade especial, cheia de histórias e homenagens. O prefeito Manoel Samartin e o procurador jurídico da Prefeitura de Nova Odessa, José Antonio Merenda, foram homenageados com o título de “Amigos do IZ” por suas ações a favor do Instituto.
O IZ homenageou os funcionários que se aposentaram ao longo do ano, os funcionários exemplares (eleitos por uma comissão julgadora interna) e também que por suas ações pró-ativas em parceria com o Instituto com o título de “Amigo do IZ”. Este ano, Merenda foi um dos homenageados por que há 17 anos, como estudante de Direito, fez um trabalho conjunto com o IZ sobre legislação aplicada à área de atuação da instituição de pesquisa.
A cerimônia teve inicio com os hasteamento das bandeiras, com o hino nacional executado pelo saxofonista Marcelo Loubak, seguida da cerimônia oficial da comemoração, que contou com a presença do prefeito Manoel Samartin, da vice-prefeita Salime Abdo, do coordenador de Tecnologia e Agronegócio do Estado, Luís Fernando Ceribelli Madi, e o secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Alberto Macedo, que representou o governador Cláudio Lembo.
O diretor do IZ abriu a cerimônia com uma breve mensagem e uma explicação das pesquisas e trabalhos desenvolvidos no decorrer do primeiro centenário – “a caminho do segundo”. “Tecer as conhecidas lamúrias seria muito fácil numa data como esta, que todos estão voltados para a gente. Mas diferente disso, queremos mostrar que o IZ, mesmo em tempos de crise, está fazendo seu trabalho com a competência de sempre, e os números avaliados hoje dizem isso”, Paulo Bardauil Alcântara, que ressaltou: “Se o mundo é de quem faz, parte dele é do IZ, pois fazemos a nossa parte para melhorar a qualidade de vida no país”.
Em rápidas palavras, o prefeito Manoel Samartin comentou sobre a importância do IZ na divulgação da cidade, e lembrou também que o anfiteatro do Instituto é utilizado para grandes eventos cívicos, como a cerimônia de posse dos prefeitos municipais. “A história do IZ está ligada diretamente à história de Nova Odessa. O que começou lá em 1906, com a visão futurista de Carlos Botelho, é colocado em prática até hoje pelo conjunto entre Administração e IZ”, disse o prefeito.
Para o secretário de Agricultura, Alberto Macedo, o Instituto de Zootecnia é um espaço importantíssimo para o agronegócio e para a pesquisa, e um eterno presente para Nova Odessa. “O prefeito de Nova Odessa é um exemplo de parceria com o IZ. São anos de trabalho para o Brasil e o Mundo, pois o IZ hoje é um dos três institutos no mundo que realizam pesquisar com todas as espécies. O IZ se destaca pelo dinamismo que atua no presente pensando no futuro, e este é o diferencial”, comentou Alberto Macedo. “Sabemos que o cobertor é curto para o frio que é grande, mas dá-se um jeito para tudo”, disse.
As comemorações continuaram durante toda a sexta-feira, com almoço especial e um “porco no rolete” durante a tarde. Para este domingo, dia 16, está marcada uma exposição de carros antigos no estacionamento do IZ, das 8 às 15 horas.

Luciana de Luca