Auxílio Transporte
Transparencia - Gestor Transparencia - Gestor
Tributos - Gestor Tributos - Gestor

Ofício 122/2021 - Cosimares

Vereador Prof. Antônio parabeniza gestão por conquista do Prêmio Band Cidades Excelentes 2022

quarta-feira, 23 de novembro de 2022

O vereador Antônio Alves Teixeira, o Professor Antônio, apresentou nesta semana uma Moção de Congratulação ao prefeito de Nova Odessa, Cláudio José Schooder, o Leitinho, ao vice-prefeito Alessandro Miranda, o Mineirinho, e ao secretário de Desenvolvimento Econômico e Social, Rafael Brocchi, pela conquista do Prêmio Band Cidades Excelentes 2022, recebido por Nova Odessa recentemente na categoria “Desenvolvimento Econômico e Ordem Pública”.

Nova Odessa foi a vencedora dentre todas as cidades do Estado de São Paulo que têm entre 30 e 100 mil habitantes, deixando Santa Cruz do Rio Pardo e Vinhedo, as demais finalistas, para trás. A cerimônia de premiação aconteceu no dia 10/11 no Auditório da Rede Bandeirantes de Televisão, em São Paulo, e pode ser assistida em https://www.band.uol.com.br/noticias/premio-band-cidades-excelentes-veja-as-vencedoras-da-2a-edicao-de-sp-16562440. O troféu foi recebido pelo vice-prefeito Mineirinho.

A cidade está na final nacional do prêmio, marcada para o dia 30/11 em Brasília. “É o reconhecimento de diversas iniciativas que contribuíram para o desenvolvimento da cidade e para que nosso município fosse contemplado com esse prêmio”, afirmou o vereador novaodessense.

O prêmio tem o objetivo de incentivar a melhoria da realidade dos municípios brasileiros, por meio da premiação de boas práticas da gestão pública. A iniciativa é uma parceria do Grupo Bandeirantes com o Instituto Aquila, e direcionado a todos os municípios do país.

Na segunda edição do Prêmio Band Cidades Excelentes, as prefeituras tiveram a oportunidade de compartilhar projetos qualitativos, que poderiam aumentar a nota do município. As iniciativas foram avaliadas com base nos pilares do IGMA: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública; Infraestrutura e Mobilidade; Saúde e Bem-Estar; Educação; e Sustentabilidade. Nova Odessa sagrou-se campeão no pilar Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.

O ÍNDICE

As melhores cidades em cada pilar foram apontadas pelo IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país, além dos projetos enviados pelas próprias prefeituras através do site oficial do prêmio.

Nova Odessa obteve um IGMA geral de 67,74. Na categoria em que venceu na sua faixa populacional, a de “Desenvolvimento Econômico e Ordem Pública”, a nota municipal foi de 85,80. Mas a maior nota de Nova Odessa foi em “Infraestrutura e Mobilidade Urbana”: 89,65.

A plataforma é estruturada com base em um IA (Inteligência Artificial) que, a partir de algoritmos, consolida os resultados de 62 indicadores em uma única nota final. Veja mais em https://cidadesexcelentes.com.br/ e em https://igma.aquila.com.br/.

O trabalho utiliza dados oficiais e teve como parceiro o próprio TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo). A metodologia utilizada está detalhada no livro “Cidades Excelentes: Gestão que transforma a realidade dos municípios brasileiros”, publicado pela Escola de Gestão Aquila em 2021 e disponível em https://premiocidadesexcelentes.band.uol.com.br/.

Proteção à Mulher
Decretos Municipais