Auxílio Transporte
Certidões Certidões
Portal do Servidor Público Municipal Portal do Servidor

Ofício 122/2021 - Cosimares

Prefeitura de Nova Odessa e ONG discutem ações para atender população de rua neste inverno

sexta-feira, 13 de maio de 2022

O prefeito Cláudio Jose Schooder, o Leitinho, definiu na manhã dessa sexta-feira (13/05), em reunião com órgãos da Administração Municipal e de uma entidade assistencial da cidade, o planejamento das ações de auxílio à população em situação de rua neste inverno em Nova Odessa. A exemplo do ano passado, a chegada das baixas temperaturas aumenta a preocupação das autoridades em relação às pessoas que se encontram nessa situação.

“O nosso planejamento visa diminuir o risco de hipotermia e garantir o conforto mínimo dos moradores de rua a cada chegada de uma nova frente fria. Em Nova Odessa, governamos para todos os cidadãos, não importa sua situação de vida”, salientou Leitinho.

O encontro aconteceu na sede da Diretoria de Inclusão Social e contou com o responsável pela Casa Mais, Roberto Damasceno, do secretário de Desenvolvimento Econômico e Social, Rafael Brocchi, da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rose Miranda, a diretora do Social, Priscila Peterlevitz, a assistente social do CREAS, Solange Paulon, e do coordenador da Defesa Civil Municipal, Vanderlei Wilians Vanag.

“Estão prevendo um dos invernos mais rigorosos na história, com frio intenso, inclusive geada, então estamos solicitando às equipes para que acompanhem de perto toda essa situação. Gostaríamos de acolher a todos, mas sabemos que nem todos querem ir para um abrigo. Nesses casos, vamos providenciar todo o suporte”, garantiu o prefeito.

O trabalho conjunto da Defesa Civil, Promoção Social, CREAS e Fundo Social visa prestar todo apoio às pessoas em situação de rua, seja ofertando abrigo por meio da casa de acolhimento, quanto para os casos que não aceitarem.

“Em função das frentes frias no inverno do ano passado, a Prefeitura já havia deflagrado essa ação de ‘abrigamento’ temporário, por meio de parceria com ONGs. Foi uma solução bastante eficiente, que abrigou várias pessoas, além de animais de estimação, protegendo-os do risco de hipotermia. Vamos dar continuidade neste ano, acolhendo aos moradores de rua, através da ONG Casa Mais”, explicou o secretário Brocchi.

“A provável chegada de uma frente fria ao Estado de São Paulo na próxima semana, baixando bastante as temperaturas, principalmente nas madrugadas, é preocupante, e a proposta da Administração Municipal é dar suporte àqueles que vivem na rua, com cobertores, agasalhos e alimentos”, acrescentou Rose Miranda.

“É sempre uma situação de risco para esta população extremamente vulnerável, que dorme desabrigada e que, muitas vezes, rejeita o convite para passar a noite em um abrigo ou instituição. Por isso, a atual gestão faz esse trabalho, seja de acolhimento, seja de apoio com agasalhos, cobertores etc”, garantiu o coordenador da Defesa Civil.

“Queremos, com esse trabalho social, ajudá-los com abrigo, colocando a Casa Mais à disposição. A Administração Municipal prestou todo o apoio ano passado e fará neste inverno”, comentou Damasceno, da Casa Mais.

Toda ajuda é bem-vinda, tanto doação quanto voluntariado, ou seja, cidadãos que desejam colaborar com essas ações devem procurar a Promoção Social (Rua Francisco Bueno, nº 131, Jardim Europa) ou o Fundo Social de Solidariedade (no Clube da Melhor Idade, na Rua Heitor Penteado, nº 199, Centro). A Casa Mais está localizada na Rua das Crianças, nº 1.186, no Jardim Nossa Senhora Fátima, e também necessita de apoio.

Proteção à Mulher
Audiência Pública - LDO 2022