Auxílio Transporte
Certidões Certidões
Portal do Servidor Público Municipal Portal do Servidor

Ofício 122/2021 - Cosimares

Coden Ambiental de Nova Odessa inicia instalação de manta de PVC no Reservatório Klavin

sexta-feira, 13 de maio de 2022

Nesta sexta-feira (13/05), a Coden Ambiental, empresa municipal responsável pelos serviços de Saneamento Básico de Nova Odessa, iniciou a etapa mais aguardada na obra de impermeabilização de um dos reservatórios que compõem o Sistema Klavin, que é a instalação da manta de PVC em toda a parte interna do tanque.

Os serviços começaram na segunda quinzena de março com a regularização das paredes, dos pilares e do teto, por meio de lixamento. Depois, a equipe passou a trabalhar na correção da inclinação do piso, concretando toda a área correspondente ao fundo do tanque. Também foi feita a pintura do teto com tinta especial epóxi, à base de água.

O passo seguinte foi a aplicação de uma membrana geotêxtil na parede. Sobre este material sintético, que serve para proteger superfícies, está sendo aplicada a manta de PVC, também conhecida por geomembrana de PVC.

A geomembrana de PVC é uma tecnologia mais avançada comparada aos demais métodos de impermeabilização. Além de ser um produto de alta resistência, maior durabilidade e de rápida aplicação, garante mais segurança ao processo de instalação porque vem com grande parte das emendas pronta de fábrica, diminuindo a soldagem in loco e a geração de calor dentro do reservatório para a junção das partes. Isso diminui significativamente os riscos do trabalho realizado em espaços confinados.

A iniciativa, que está sendo custeada com recursos próprios da Coden no valor de R$ 300 mil, será concluída com pintura e reparos na parte externa do reservatório. A previsão é que até o final do primeiro semestre os serviços estejam finalizados.

O sistema Klavin é formado por quatro reservatórios, dois metálicos e dois de concreto armado, que totalizam 4 milhões de litros. Juntos, eles abastecem com água tratada uma população de aproximadamente 20 mil habitantes nos bairros Alvorada, Capuava, Santa Rita 1 e 2, Palmeiras, Jequitibás, São Manoel, Primavera, Klavin, Altos do Klavin, Campos Verdes, Monte das Oliveiras, Marajoara, Novos Horizontes e Imigrantes, além de chácaras na região Oeste da cidade.

O reservatório que está sendo impermeabilizado é circular, em concreto armado e tem capacidade de 1 mil metros cúbicos, ou 1 milhão de litros. Representa quase 10% da capacidade total de armazenamento de água tratada do município, mas estava desativado há 10 anos.

O presidente da Coden Elsio Alvaro Boccaletto, adiantou que, em breve, a empresa vai concluir a reforma do Reservatório Castelo, o mais antigo da cidade. “Investir no sistema de reservação do município é uma de nossas prioridades e significa garantir água em quantidade e qualidade para a população de Nova Odessa”, avaliou.

Proteção à Mulher
Audiência Pública - LDO 2022