Auxílio Transporte
Certidões Certidões
Portal do Servidor Público Municipal Portal do Servidor

Ofício 122/2021 - Cosimares

Secretaria de Saúde de Nova Odessa explica procedimento para tirar ou renovar Cartão + Saúde

sexta-feira, 13 de maio de 2022

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Odessa relembrou nesta semana aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) da cidade que os agendamentos para a emissão da 1ª via do “Cartão + Saúde” devem ser feitos sempre na UBS (Unidade Básica de Saúde) de referência do bairro onde a pessoa mora. Os agendamentos podem ser feitos nas sete UBSs da cidade.

Uma vez agendado, o cadastramento acontece exclusivamente na Central de Atendimentos da Secretaria de Saúde, no prédio do antigo CTVP (Centro de Treinamento e Valorização Profissional), que fica na Avenida Eddy de Freitas Crissiúma, nº 150, atrás do Hospital e Maternidade Municipal, na data e horário informados pela equipe da UBS.

O novo usuário da Rede Pública Municipal de Saúde deve levar à Central seu RG (original), CPF (original) e comprovante de endereço em Nova Odessa e em nome do requerente. Os menores de idade não precisam ser levados pessoalmente à Central, basta os pais ou responsáveis estarem presentes, porque são eles que assinam as fichas necessárias. Quem não tem comprovante de endereço no próprio nome recebe uma visita para confirmação de endereço.

O “Cartão + Saúde” municipal garante acesso aos serviços oferecidos pela Secretaria de Saúde aos usuários da rede pública, como o agendamento de consultas com médicos do Ambulatório de Especialidades, a utilização do transporte de pacientes a unidades de referência do SUS em outras cidades da região, consultas de rotina nas próprias Unidades Básicas e retirada de medicamentos gratuitos na Farmácia Central e de Alto Custo.

“Como é um primeiro atendimento, para cadastro da pessoa no sistema, tem todo o procedimento de análise dos documentos e lançamento das informações no computador, então é um pouco mais demorado. Então, para a pessoa não precisar vir duas vezes na Central, esse agendamento é feito nas Unidades Básicas”, explicou o secretário-adjunto de Saúde, Gleberson Miano.

Segundo ele, os agendamentos não urgentes têm sido marcados para três a quatro semanas, no máximo. Já os casos mais urgentes, como pacientes que têm consulta ou procedimento agendados, são analisados e priorizados caso a caso pela equipe da UBS, visando sempre evitar que a pessoa corra o risco de perder o atendimento.

O “Cartão + Saúde” de Nova Odessa tem validade de um ano. Já para a renovação e missão de um novo cartão aos usuários já cadastrados, não há necessidade de procurar uma UBS, bastando à pessoa ir diretamente à Central de Atendimentos na sede da Secretaria de Saúde. “Nos casos de pessoas idosas ou acamadas, e possível fazer tanto o cadastro quanto a renovação do cartão por meio de um familiar de posse dos documentos do usuário”, completou o secretário-adjunto.

BOATO

O secretário-adjunto de Saúde afastou ainda um boato sem fundamento que circula entre usuários do SUS na cidade, de que os cartões atuais, de cores majoritariamente verde e branca, seriam “desabilitados” – o que não procede, os cartões só deixam de valer um ano após a data de emissão gravada no verso.

“A empresa que ganhou a nova licitação vai fornecer cartões majoritariamente azuis. Mas não é preciso fazer a ‘troca’ de cartões, só precisa emitir um novo cartão quem perder o atual, se cadastrarem pela primeira vez ou emitirem uma nova via”, completou Miano.

NÚMEROS

Atualmente, a Rede Municipal de Nova Odessa possui 50.699 usuários cadastrados (para uma população total estimada em cerca de 62 mil habitantes). São emitidos, em média, 820 novos “Cartão + Saúde” por mês, além de 780 reemissões de cartões vencidos. No total, a Central de Atendimentos da Secretaria de Saúde, no antigo CTVP, realiza uma média de 2,4 mil atendimentos mensais.

Proteção à Mulher
Audiência Pública - LDO 2022