Educação da PMNO lança Programa de Fortalecimento de Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente
sexta-feira, 14 de janeiro de 2022
A Prefeitura de Nova Odessa, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lança no próximo dia 20 de janeiro o Programa Municipal de Fortalecimento de Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente. O evento acontece das 9h às 11h30, no Auditório do Paço Municipal. A intenção é reunir gestores municipais para apresentar a proposta de trabalho para este ano, com o diagnóstico e elaboração de planos e fluxos visando a proteção das crianças e adolescentes da Rede Municipal.
As reuniões com a rede protetiva foram iniciadas em 2021 e, com a aprovação do projeto no final do ano, o programa vai fortalecer os serviços e programas de atendimento já existentes na Rede Municipal de Educação.
De acordo com a psicopedagoga da Secretaria Municipal de Educação, Sandra Trambaiolli De Nadai, a ideia surgiu com base na observação de que “a escola é um dos locais onde se percebe qualquer mudança de comportamento do aluno” em situação vulnerável, vítima de maus tratos ou violência ou de abuso ou exploração.
“Ficou evidente durante a pandemia, principalmente com as aulas remotas, que as denúncias de abusos e maus-tratos diminuíram, o que nos preocupou. A escola sozinha não será capaz de dar conta (dessa situação), por isso precisamos do apoio de outros gestores, de todos os setores do Poder Público, num trabalho conjunto para fortalecer o programa de proteção às crianças e adolescentes alunos da Rede Municipal”, explicou.
No encontro deste dia 20/01, será feita a explanação do programa de trabalho para 2022. O Programa Municipal de Fortalecimento de Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente prevê a formação de professores e gestores da Rede Municipal e a elaboração de um Plano de Formação Municipal em parceria com a equipe gestora da própria Secretaria Municipal de Educação.
“A gestão do prefeito Cláudio José Schooder (o Leitinho) está comprometida desde o início com as propostas que visam ações voltadas às infâncias e à juventude, contemplando a formação contínua dos gestores da Rede Municipal de Educação, a fim de diagnosticar a situação da criança e do adolescente no município e, a partir dos resultados alcançados, construir fluxos de atendimento e fortalecer a rede de proteção por meio da formação continuada”, comentou o secretário municipal de Educação, José Jorge Teixeira.
Num primeiro momento, também será elaborado um Plano Plurianual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município, seguido da sistematização do fluxo de atendimento às crianças e adolescentes vítimas e/ou testemunhas de violências (física, psicológica ou sexual).
E, no decorrer dos trabalhos, está prevista a formação dos profissionais da rede de proteção à criança e ao adolescente do município, garantindo que o fluxo construído pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) seja cumprido de forma efetiva, além da articulação da Rede de Proteção para atendimento aos casos pontuais.
POLÍTICA MUNICIPAL
O futuro Programa Municipal de Fortalecimento de Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente atende também às diretrizes criadas na recém-aprovada Política Municipal Integrada Pela Primeira Infância, lei municipal proposta pelo prefeito Leitinho a partir do trabalho conjunto com a equipe do Projeto AFIN (Afeto na Infância – Você afinado com seu filho), da Vara da Infância e Juventude de Nova Odessa.
A nova lei vai nortear a elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância, que vai buscar formas de garantir o desenvolvimento integral da criança de Nova Odessa com ações a serem adotadas de forma integrada pelos diversos setores que envolvem o atendimento de crianças de zero a seis anos, principalmente (mas não apenas) dos órgãos do Poder Público.
|
|