Prefeitura Municipal de Nova Odessa
Estado de São Paulo
Conteudo do Site da Prefeitura Municipal de Nova Odessa

Saúde Mental: equipe da Saúde de Nova Odessa ministra palestra do ‘Janeiro Branco’ ao Projeto Kaydi

sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Uma roda de conversa muito importante com direito aos “parabéns a você” para o aniversariante do dia. Assim foi a palestra “Janeiro Branco” que a equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Odessa ministrou na manhã de sexta-feira (14/01) na sede do Projeto Kaydi – ONG que desde 1996 trabalha na recuperação de drogados e alcoólatras e que atende atualmente com 19 homens, com idades entre 28 a 70 anos.

Os trabalhos estiveram a cargo de profissionais dos setores de Saúde Mental e CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) – a coordenadora Maria José da Cruz, a psicóloga Thálita Honorato e a estagiária Emanuelle Baldassim; Saúde Bucal, as dentistas e coordenadoras do Programa “Respire Saúde”, Adriana Denadai Sgarzi Batista e Patrícia Costa Andrade Faciulli, além da psicóloga Marlei Cunha.

Vários assuntos foram abordados durante a palestra que tratou especialmente da ‘saúde mental’, como, por exemplo, as formas de lidar com a abstinência, convivência em grupo e os problemas causados por pessoas bipolares, a importância de se conhecer bem para ter forças para lutar contra o vício, e a necessidade de tirar 5 minutos por dia para refletir, enfim, dicas especiais tendo como mote o “Janeiro Branco”.

Além dos serviços de tratamento na UBS (Unidade Básica de Saúde) 7 (do Jardim Nossa Senhora de Fátima e região) para dependentes químicos, individual ou em grupo, o CAPS tem demanda aberta para esse público-alvo, incluindo várias atividades. Também foi cogitada a possibilidade de os internos do Projeto Kaydi participarem do Plantão Psicológico, que volta a ser realizado quinzenalmente, a partir de fevereiro, no Ambulatório de Especialidades.

Na ocasião, eles foram convidados para a atividade física especial da próxima quarta-feira (19), dentro da programação do “Janeiro Branco” com caminhada, alongamento e relaxamento a partir das 8h, ao lado da UBS 7.

“Nos colocamos à disposição para ajudá-los. Vamos tratar os problemas conforme forem surgindo e criar um vínculo para prestar o melhor atendimento que todos vocês merecem”, explicou a coordenadora da Saúde Mental Municipal, Maria José da Cruz.

“Janeiro Branco é isso, é cuidar da saúde mental, é buscar a melhor forma de se ajudar; e nós, a melhor forma de ajudá-los, para que futuramente vocês possam ser reinseridos no mercado de trabalho”, comentou a psicóloga Marlei.

As dentistas da Saúde Bucal falaram sobre o “Respire Saúde”, iniciativa gratuita e multidisciplinar que ajuda os moradores da cidade que desejam parar de fumar, e as inscrições para os interessados em participar desse programa.

INTERNOS FELIZES

Num espaço tranquilo de aproximadamente 2.400 metros, localizado na Vila Azenha, é onde os assistidos recebem apoio material e espiritual. A palestra com profissionais de vários setores foi considerada muito importante por todos. “Só tenho a agradecer a vocês que se dispuseram a vir aqui, que deram esse suporte profissional tão importante aos internos do Projeto. É sem dúvida um apoio indispensável no processo de recuperação deles, tendo em vista que atualmente passamos por um período de transição e toda ajuda é bem-vinda”, declarou o administrador provisório do Projeto Kaydi, Jeferson de Oliveira.

O coordenador de grupo, Rodolfo Henrique da Silva, disse que essa ajuda é fundamental, principalmente para casos iguais ao dele, que ficou na dependência química por 20 anos. “Essa ajuda profissional delas [equipe saúde) junto com esse trabalho espiritual do Kaydi, vai ser muito bom nesse período de abstinência”, comentou.

“Estamos sendo muito bem cuidado espiritualmente, mas esse trabalho de saúde que vocês estão trazendo para nós é fundamental”, reconheceu André Luís Ferreira.

Há cinco meses no Projeto, Leilson Gomes da Silva, explicou que a palestra foi muito positiva. “Esse apoio que elas (profissionais) trouxeram para nós é muito importante e vai ajudar quem quer mesmo mudar de vida. Vai agregar na restauração junto a parte espiritual, que tem feito a diferença nas nossas vidas”.

PROGRAMAÇÃO ‘JANEIRO BRANCO’

A programação diversificada e aberta à população em geral prossegue durante todo o mês, com palestras, Auriculoterapia, atividades físicas; o “Janeiro Branco em Ação”, evento ao ar livre das 8h às 12h na Praça Dr Cezar Ladeia, no Jardim Santa Rita, com música, leitura de poesias, procedimentos de Enfermagem (testes de glicemia e aferição de pressão) e atendimentos psicológicos; ‘Dia da Beleza’, entre outras.