Prefeitura Municipal de Nova Odessa
Estado de São Paulo
Conteudo do Site da Prefeitura Municipal de Nova Odessa

Secretário de Saúde e adjunta participam de programação do ‘Janeiro Branco’ na UBS 7 de Nova Odessa

quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

O secretário de Saúde da Prefeitura de Nova Odessa, Silvio Corsini, e sua secretária-adjunta Sheila Moraes participaram na manhã de terça-feira (11/01) da programação da Campanha “Janeiro Branco”, que trata sobre os cuidados com a saúde mental. Foi feita uma rápida palestra na sala de espera com a psicóloga Marlei Cunha e pela profissional Yara Ribeiro, que trabalha com Arteterapia na Unidade.

O “Janeiro Branco” foi incluído no calendário oficial do município pela Lei Municipal nº 3.396/2021, do vereador Levi Tosta – autor também da lei que inclui o “Setembro Amarelo”, de prevenção ao suicídio.

Na terça-feira, a programação aconteceu na UBS (Unidade Básica de Saúde) 7, do Jardim Nossa Senhora de Fátima e região, e prossegue ao longo dos próximos dias, até 19/01, sempre no período da manhã (acompanhe programação abaixo).

A enfermeira e coordenadora da Saúde Mental (o setor) no município, Maria José da Cruz, e a psicóloga Marlei Cunha, abordaram o tema com foco nas gestantes, orientando sobre saúde mental na gestação e seus cuidados pós-parto. Elas também se dirigiram aos adultos, de modo geral, sobre o fluxo de atendimento da Saúde Mental da Rede Municipal, bem como sobre a importância da campanha.

“Falamos sobre como nos cuidar para termos uma saúde mental de qualidade. Algumas pequenas ações podem fazer a diferença como a prática de uma atividade física, manter um hobby, contato com a natureza, buscar o autoconhecimento, manter vínculos sociais, espiritualidade saudável e outros”, comentou Maria José.

Algumas pessoas fizeram questionamentos e tiraram dúvidas sobre tema. Foi abordada também a importância de realizar políticas públicas para melhoria da qualidade de vida da população, como a manutenção dos parques e jardins, para que as pessoas aproveitem tempo em família em momentos de lazer; a sinalização de trânsito, garantindo a segurança dos munícipes; a limpeza da cidade, para garantir saúde; o incentivo à prática esportiva, com as Escolinhas Municipais para crianças e adolescentes, nas quais as mães podem inscrever seus filhos visando promover maior interação social; as opções culturais com preços acessíveis, para garantir lazer, etc.

As profissionais falaram ainda sobre o tempo em que estamos vivendo, com a pandemia de Covid-19, as perdas e a saúde mental como direito. “Precisamos colocar em evidência o que é Saúde Mental e, para isso, fazemos um trabalho de conscientização, com orientações e explicações. Somos seres emocionais, psicológicos, sentimentais e precisamos respeitar a nós mesmos, valorizar o que somos e passar esse conhecimento para outras pessoas. Quando a gente se conhece, tem mais força para ajudar o outro e levar a saúde mental cada vez mais longe, além de buscar nossos direitos”, explicou a psicóloga, Marlei Cunha.

“Para a saúde física, muitos já olham e se cuidam. Precisamos criar essa cultura para a saúde mental também, que é de extrema importância”, comentou a secretária-adjunta, Sheila Moraes. “Trabalhamos ainda para desmistificar o preconceito em relação à saúde mental, é preciso entender que saúde mental é para todos”, concluiu o secretário Silvio.

PROGRAMAÇÃO

A programação prevê o “Janeiro Branco em Ação” no dia 22/01. O evento ao ar livre vai das 8h às 12h na Praça Dr Cezar Ladeia, no Jardim Santa Rita, com apresentação da cantora Ana Paula, leitura de poesias, palestra curtas, procedimentos de Enfermagem (testes de glicemia e aferição de pressão) e atendimentos psicológicos.

As palestras são ministradas sempre a partir das 8h30. Nesta quinta-feira (13/01), os encontros são nas UBSs 1 e 6; na sexta (14), na UBS 2; na segunda (17), na UBS 7; na terça (18), na UBS 4; e quarta (19), na UBS 7. Além das palestras, a UBS 7 oferecerá sessões de Auriculoterapia nos dias 17 e 19/01, a cinco pessoas por data.

Além da programação diversificada e aberta à população em geral, algumas dicas de como preservar sua saúde mental e ter um dia mais produtivo podem ser conferidas na página de Facebook da Prefeitura (https://www.facebook.com/PrefeituradeNovaOdessa)