Campanha Agasalho 2023
Transparencia - Gestor Transparencia - Gestor
Tributos - Gestor Tributos - Gestor

Ofício 122/2021 - Cosimares

ANIVERSÁRIO X SEGURANÇA: PMNO reequipa GCM, põe câmeras em 100% das escolas e viabiliza Delegacia

quarta-feira, 24 de maio de 2023

Para a gestão do prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho), a Segurança Pública é uma prioridade. Tanto que uma de suas primeiras medidas no cargo, em janeiro de 2021, foi promover – e participar pessoalmente, como pintor – de um “mutirão” de recuperação da antiga Delegacia da Avenida Carlos Botelho.

E nestes pouco mais de dois anos, Leitinho promoveu grandes melhorias na área. A antiga Delegacia, por exemplo, não existe mais – em seu lugar, está sendo construída um amplo e moderno prédio viabilizada junto ao Governo do Estado. São mais de 920 metros quadrados, com 22 salas, incluindo uma adaptada para atendimento a menores e entrada separada para detentos, com investimentos de R$ 2,58 milhões.

O prefeito destacou a importância da continuidade da obra, que não foi interrompida pela troca da gestão estadual e a eleição do novo governador. “Conseguimos essa obra com o ex-governador Rodrigo Garcia e agora o novo governador, o Tarcísio de Freitas, está continuando esse trabalho. Vejam como é importante essa continuidade. Será uma delegacia ampla e moderna”, afirmou Leitinho.

PARA A GCM

Também há grandes investimentos na própria GCM (Guarda Civil Municipal). Desde 2021, a atual gestão já viabilizou cinco novas viaturas – incluindo as novas picapes médias para a Patrulha Rural e para a Patrulha Maria da Penha, ambas destinadas ao Município pelo Governo do Estado, além de duas VW T-Cross 1.0 turbo e uma modelo VW Amarok cabine dupla locadas.

Foram adquiridos novos armamento leves e pesador e EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para a GCM, tanto com recursos próprios quanto com o apoio financeiro de emendas impositivas ao Orçamento do Município dos vereadores Paulinho Bichof e Cabo Natal.

O primeiro “pacote” incluiu a aquisição de GCM dois fuzis carabina calibre .40, uma espingarda tática “pump” calibre 12 e oito pistolas calibre 9mm com corpo em polímero e brasão do município gravado, além 7 mil munições dos calibres .40 e 9mm – num investimento de R$ 125 mil com recursos próprios. Em seguida, foram adquiridos mais oito pistolas calibre 9 milímetros e 24 coletes balísticos da especificação mais atual, nível III-A. O custo foi de R$ 91,4 mil.

“Sabemos da importância deste equipamento para a nossa GCM. Isso dá segurança aos nossos servidores. Naturalmente, a nossa população também ganha em segurança. Estamos investindo cada vez mais na GCM, não é fácil, mas temos conseguido adquirir esses equipamentos para ajudar nossa Guarda a combater o crime”, afirmou o prefeito Leitinho.

Creches e escolas ganham câmeras e aplicativo que aciona a Guarda Municipal

Antes mesmo do receio de pais de alunos com episódios de violência em outros estados, a Prefeitura de Nova Odessa já vinha promovendo melhorias nesta área. Já está em funcionamento, por exemplo, o novíssimo e inédito sistema de videomonitoramento composto por 164 câmeras instaladas em 35 prédios públicos municipais – incluindo todas as 26 creches e escolas da Rede Municipal.

“Estamos adotando, pela primeira vez na história de Nova Odessa, o monitoramento por vídeo das nossas creches e escolas. A GCM está olhando essas imagens 24 horas por dia, e qualquer movimento diferente, as viaturas que estão no patrulhamento serão imediatamente acionadas”, afirmou recentemente o prefeito Leitinho.

O sistema coloca no telão da Central de Operações da Guarda Municipal, em tempo real e 24 horas por dia, imagens de todas as creches e escolas mantidas pela Prefeitura de Nova Odessa, e funciona em conjunto com outra novidade tecnológica adotada neste ano: o aplicativo de “botão do pânico”, pelo qual diretores e professores podem acionar diretamente a GCM em caso de movimentos suspeitos.

Proteção à Mulher
Decretos Municipais