Pertinho de Casa
Certid�es Certidões
Portal do Servidor P�blico Municipal Portal do Servidor

Of�cio 122/2021 - Cosimares

Prefeitura de Nova Odessa realiza mais de 8 mil atendimentos da Saúde Mental e CAPS em 2021

quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Odessa realizou em 2021 mais de 8 mil atendimentos através do Setor da Saúde Mental e CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), que funcionam na UBS (Unidade Básica de Saúde) 7, do Jardim Nossa Senhora de Fátima – referência em atendimentos voltados à Saúde Mental da Rede Municipal.

Somente no mês de dezembro do ano passado, foram atendidos 800 moradores, entre adultos e crianças. A unidade conta hoje com uma equipe multiprofissional composta por psicólogo, psiquiatra, enfermeira, artesã e assistente social, inclusive psiquiatra infantil, além de estagiários.

Entre os números, estão atendimentos de consulta médica e palestras a ações diversas. “Além dos serviços nas áreas de Psicologia, Psiquiatra, Serviço Social, entre outros, voltadas aos cuidados de pacientes com saúde mental (comprometida), temos inúmeras atividades, como palestra, visitas e etc”, disse a coordenadora da Saúde Mental do Município, Maria José da Cruz.

Segundo a equipe, a demanda aumentou no ano passado, principalmente devido aos efeitos da pandemia sobre a vida das pessoas. Para se ter uma ideia, até o final de agosto, foram registrados 4.033 atendimentos de pessoas que buscaram os serviços de Saúde Mental do Município.

E os problemas não atingem somente adultos: segundo os registros, em julho, das 10 tentativas de suicídio registradas na cidade, seis foram de crianças e adolescentes. Segundo o órgão, o problema se agrava com a pandemia, quando todos estão mais fragilizados e suscetíveis a doenças mentais.

“Agradeço a Deus que em Nova Odessa a gente tem profissionais como vocês na Saúde Mental, que se importam com as pessoas, com o ser humano, com a vida. Nossa missão na Prefeitura é cuidar de vidas e da cidade”, comentou recentemente o prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho.

Entre as atividades de 2021, destacou-se o apoio à Diretoria de Promoção Social e ao CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), além de ONGs (como Projeto Kaydi, Pastoral da Rua, Casa Mais e moradores de rua); visita à cidade de Limeira, para conhecer a estrutura e funcionamento da Saúde Mental de lá e “estreitar vínculos profissionais”; atividade musical com o objetivo de propiciar momentos de socialização; e palestras gerais – entre elas a comemoração do Dia do Idoso, com o tema longevidade, para os profissionais envolvidos no atendimento desse público-alvo.

A UBS 7, onde funciona o setor da Saúde Mental e o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), está localizada na Rua Alexandre Bassora, no Jardim Nossa Senhora de Fátima.

‘JANEIRO BRANCO’

Visando despertar a atenção da sociedade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e emocional das pessoas e das instituições humanas, teve início no último dia 10/01 a Campanha “Janeiro Branco” da Prefeitura de Nova Odessa. A finalidade é prevenir o adoecimento por depressão, ansiedade generalizada e suicídio – enfim, garantir os cuidados preventivos da saúde geral do corpo e mente.

A programação diversificada e aberta à população em geral prossegue durante todo o mês, incluindo o evento “Janeiro Branco em Ação” no dia 22/01, das 8h às 12h, na Praça do Santa Rita; procedimentos de Enfermagem (testes de glicemia e aferição de pressão), atendimentos psicológicos, Auriculoterapia, atividades físicas, musicoterapia, “Dia da Beleza”, entre outras.

Algumas dicas de como preservar sua saúde mental e ter um dia mais produtivo podem ser conferidas na página de Facebook da Prefeitura (https://www.facebook.com/PrefeituradeNovaOdessa).

Confira a programação:
14/01: Palestra na UBS 2
17/01: Palestra e Auriculoterapia na UBS 7
17/01: Atividades físicas na pista de caminhada ao lado da UBS 7, com apoio da Secretaria de Esportes
18/01: Palestra na UBS 4
19/01: Palestra e Auriculoterapia na UBS 7
19/01: Atividades físicas na pista de caminhada ao lado da UBS 7, com apoio da Secretaria de Esportes
21/01: Atividades físicas na pista de caminhada ao lado da UBS 7, com apoio da Secretaria de Esportes
22/01: “Janeiro Branco em Ação”
Evento ao ar livre das 8h às 12h na Praça Dr Cezar Ladeia, no Jardim Santa Rita, com apresentação da cantora Ana Paula, leitura de poesias, palestra curtas, procedimentos de Enfermagem (testes de glicemia e aferição de pressão) e atendimentos psicológicos.
24/01: “Dia da Beleza” na UBS 7, com cortes e penteados gratuitos.
25/01: Atividades físicas na pista de caminhada ao lado da UBS 7, com apoio da Secretaria de Esportes.
27/01: Atividades físicas na pista de caminhada ao lado da UBS 7, com apoio da Secretaria de Esportes.

Retomada Gradual da Economia
Municipio Verde Azul - Banco de Dados Meio Ambiente